O dia 20 de junho é uma data de grande representatividade para os vigilantes, pois neste dia – há 38 anos – foi sancionada a Lei nº 7.102, de 20 de junho de 1983, que regulariza esta profissão no Brasil.
Nesta data também é celebrado o Dia Nacional do Vigilante.
História da profissão.
Historicamente, a profissão de vigilante como é conhecida atualmente teria surgido em meados do século XIX nos Estados Unidos.
As primeiras atividades de segurança privada no mundo remetem ao ano de 1850, mais precisamente nos Estados Unidos, quando o detetive particular Allan Pinkerton organizou um grupo de homens para dar proteção ao então presidente Abraham Lincoln. Com essa ação, surgiu a primeira empresa de segurança privada do mundo, a Pinkerton’s.
No Brasil, as empresas surgiram nos anos de 1960 devido ao aumento de assaltos a instituições financeiras, com o objetivo de proteger patrimônios, pessoas e realizar transporte de valores. Assim, surgiram os trabalhadores em segurança privada sob várias denominações: vigias, guardiões, fiscais de pátio, fiscais de piso e similares, que atuam em estabelecimentos industriais, comerciais ou residenciais.
No entanto, as empresas responsáveis em treinar e oferecer esse tipo de serviço só apareceram mesmo no Brasil na década de 1960, com o crescimento das instituições financeiras no paÃs.
📌 Vigilantes são o dobro do efetivo total das polÃcias no
Brasil e estão se armando mais!
De acordo com Estudo Nacional os Vigilantes e Prestadores de Serviços, existem no Brasil cerca de 1,8 milhões de profissionais na categoria, que movimentam cerca de R$ 15 bilhões por ano.
"No Brasil tem mais de 1,8 milhão de vigilantes, o dobro do efetivo das polÃcias militar, civil e federal de todos os estados que, somados, é de 531 mil agentes. E as empresas de segurança privada estão se armando mais.
Do total de vigilantes aptos a exercer a função, 51% estão formalmente inativos,
segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020.
Mas isso não significa que
não estejam trabalhando, já que o setor é marcado por informalidade.
Mesmo que se considere o total de vigilantes oficialmente empregados, o número
(565 mil) supera o dos agentes da segurança pública. O efetivo das Forças Armadas
—Exército, Marinha e Aeronáutica— também é diminuto se feita essa
comparação: 380 mil pessoas.
Dessa conta ainda estão excluÃdos os vigilantes clandestinos.
Estima-se que, para
cada vigilante legal, existam três clandestinos, segundo a Abcfav (Associação
Brasileira de Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Vigilantes).
A maior concentração é no Sudeste, onde estão alocados 49% dos vigilantes do paÃs.
Quase um terço do total está em São Paulo (167 mil).
Atualmente, para desempenhar a função de vigilante no Brasil, o profissional deve possuir um curso de formação e a Carteira Nacional de Vigilante (CNV).
As empresas de vigilância também devem ser registradas no Ministério da Justiça, através da PolÃcia Federal, que é a responsável por fiscalizar as academias de formação dos vigilantes.
HOJE O SINDVIGGO LUTA PELA VIDA DESSES PROFISSIONAIS, SEREM IMUNIZAÇÃO CONTRA O COVID 19.
O principal empenho hoje da Diretoria do SINDVIG GO , segue no sentido de garantir aos Guerreiros e Guerreiras a garantia de ser imunizados com urgência, contra COVID-19. Pois diante de todo o quadro pândemica no PaÃs, nossos trabalhadores não pararam de trabalhar.
É continuaram prestando seus serviços em locais de grande aglomeração como: Bancos, Shoppings, Supermercados, Hospitais e Postos de Saúde, Escolas, Transporte de Valores, Segurança Patrimonial dentre outros.
Ressaltamos que o Sindicato vem ao longo desta LUTA pela preservação da vida destes profissionais, onde já tivemos a perda de vários Guerreiros e Guerreiras. Continuamos nos organizando, e já entramos com vários recursos junto ao autoridades públicas e competentes para que todos possam ser não só incluÃdos, mais também que essa ação possa ser verdadeiramente implementada no Plano Nacional de Vacinação, junto aos municÃpios do nosso Estado.
"Ser Vigilante é ser cidadão, consciente da sua importância na sociedade, é cuidar o patrimônio e das pessoas com zelo e dedicação
Obrigada, Vigilante, por zelar pelos meus bens, vida e famÃlia com atenção, respeito e seriedade. Parabéns pelo seu dia!